quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Uma Igreja

Hoje passei por uma igreja pequena no centro do Recife, pequena , antiga e percebi que ali já tinha passado milhares de pessoas durante anos e anos , talvez como eu sem percebê-la. Tenho fascínio por igrejas, não pelo que elas são para a religião católica mas pelo que elas significam para os que as construíram e por que elas têm dentro delas uma reunião de paz, consolo, proteção e vontade de ficar lá dentro. Parece que nada pode acontecer ali, algumas são pequenas e simples como esta que vi hoje, são as mais interessantes. Se não me enganei data de 1750, mas vou me certificar. Ao redor dela me lembrou o episódio do Novo Testamento , quando Jesus expulsa os mercadores do Templo, pessoas fazendo negócios, barulho, prostitutas, bebados, quinquilharias mil e quando você entra parece que tudo se silencia. Ela tem um terço enorme na entrada , pendurado no teto deve ser a igreja do terço ou algo parecido, vou tentar bater uma fotos e colocar aqui.
Mas de repente percebi como andamos pelas ruas tão absortos em nossos mundos que não percebemos os pequenos detalhes ao nosso redor, uma igreja datada de 1700 é um espetáculo a parte em uma cidade atolada de ambulantes, nada contra afinal o Recife começou com os mercadores no porto que se transformaram nos ambulantes de hoje.
Mas temos praças, mercados, casas antigas, casas de imortais (escritores), o asfalto, já imaginou que em algumas ruas você está pisando em um asfalto onde passaram mulheres bem vestidas da época com suas saias de bordados e brocados, homens de fraque e cartola, carruagens , iluminação de velas, serenatas e as sempre fofoqueiras as portas de suas casas.
Engraçado como uma simples igreja nos leva de volta ao passado. vou falar mais dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário