domingo, 21 de novembro de 2010

Pais x Filhos = Seres Humanos

A algum tempo conheci uma garota, tinha muitos sonhos, casar ter filhos, uma casa para cuidar, coisas escolhidas por ela. Queria viver sua juventude sem a interferência dos pais, fazer suas escolhas, passear, viajar , ir a festas, naomorar enfim viver.
Queria ser dona de seus próprio destino, sua mãe o tempo todo queria que ela estudasse, arrumasse um emprego, se formasse. Planejou todo o destino dela. Mas ela não queria este destino, afinal quem era a mãe ou o pai dela para saber como ela deveria viver. Pais antiquados, outra geração, não percebiam que ela sabia exatamente o que queria? Pressão o tempo todo dizia ela, quando iria se livrar disto tudo. Quando fosse mãe não seria assim, ela deixaria seus filhos livres para ser o que eles quisessem, escolher seus caminhos sem a interferência dela. El seriam felizes como ela nunca foi, sem pressão ou ser teleguiados o tempo todo. Regras não existiriam, castigos ou palmadas jamais. Criaria os filhos para o mundo, ela seria diferente.
Pois bem esta menina cresceu, casou, teve filhos muito nova, pensou finalmente livre das amarras dos pais.
Realmente casou, teve filhos, veio as obrigações, as responsabilidades do casamento, então tudo mudou, separou, filhos pequenos, sem estudo ou trabalho, tudo virou precisou estudar e trabalhar, sem os pais tudo era mais díficil. De repente se viu cansada, sobrecarregada, palmadas nos filhos, planejamento de vida dos filhos. Já imaginava um advogado outro médico, obedecer era o ordem, afinal deviam tudo a ela, seus sacrifícios, suas noites maldormidas, seu trabalho constante, sua falta de viver a vida..... Espera!!!! era dela ou da mãe que estava falando, CRISTO virou sua mãe.
Moral da história - Esta sou eu, alguém pensou que era de você que eu estava falando, não, na verdade aquela música cantada por Elis Regina " Como nossos pais" é e vai ser uma constante realidade,mas o que me dá uma sensação de esperança é que sempre tentamos fazer diferente.
Afinal meus pais são humanos como eu, passivos de erros como eu e com meus filhos não será diferente, eles tentarão não errar como eu e verão que alguma coisa que eu fiz será repetida por eles, e muita coisa que eu disse será igualmente dita por eles de uma forma repaginada mais moderna.
Então devemos ou não entender nossos pais e filhos? devemos ou não perdoar nossos pais e filhos? devemos ou não nos perdoar por não ter sido filhos perfeitos e agora pais perfeitos?
Digo a vocês que tento todos os dias me perdoar, perdoar meus pais, deixar meus filhos seguirem seus caminhos (que eu não escolhi, desculpa não sou perfeita rs) se errarem serão os erros deles e com certeza como eu aprenderão com estes erros.
A vida você escolhe, basta saber se escutando a experiência dos mais velhos ou metendo a cara no mundo para ser batida e batida até aprender e pode ter certeza que aprende.
No final meus pais e eu queremos apenas o melhor para nossos filhos, mesmo que muitas vezes o que eles escolheram não seja o que imaginamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário