terça-feira, 11 de julho de 2017

Pensamento Ego x Pensamento Self



Já percebi o quanto eu penso por dia, são tantos que muitas vezes não escuto minha consciência, sim, pensar é como respirar, inconscientemente, nós não focamos nosso consciente para respirar,simplesmente acontece.
Assim são meus pensamentos, só que eles muitas vezes não me fazem bem, por que enquanto minha respiração é essencial para minha sobrevivência, meus pensamentos muitas vezes me leva ao abismo do desespero. Forçamos, no desespero, a pensarmos no pior, a pensarmos mal de todas as situações, pensar que nada vai dar certo, pensar que não consigo amar ninguém ou que ninguém me ama.
O pensamento é uma arma voltada constantemente para minha cabeça, quando não a controlo, por que sim, preciso controlar meus pensamentos, eu é que devo mandar nele e não o contrário.
Já me peguei várias vezes com um simples pensamento triste e fui deixando ele se desdobrar até ao ponto do desespero da loucura. Ai, alguém pode achar, você é que deixa isso acontecer, sim claro, eu deixo, afinal estou acostumada a ele, nunca dei limites, sempre o deixei livre.
Mas aos poucos, depois de algumas leituras de livros de Carl Jung, Eckhart Tolle e tantas experiências ruins que vivenciei, percebi que esse pensamento tirano, na maioria das vezes, é meu ego agindo, sim esse ego deixei ele independente e deixei que o mesmo sufocasse meu Self, que não é a foto que tiramos de nós mesmo, mas significa a quase a mesma coisa, a Self é noss eu verdadeiro. 
Dentro de nós temos o bem e o mal, o ego são as coisas mundanas, materiais, necessárias quando nascemos para nos individuar como pessoa e com o decorrer dos anos perdemos o controle sobre ele e muitas vezes comanda nossa vida, como? um pequeno exemplo, quem nunca se pegou com aquela ponta de malícia contra alguém que está namorando um homem ou mulher mais velho, de preferência rico, e não disse- interesse, só está junto por que tem dinheiro - pode até ser, mas não cabe a nós julgar, isso o ego adora fazer, julgar, invejar, sofrer, odiar, magoar, se magoar e por ai vai. Por que ele faz isso? por que é um bebê chorão que quer tudo para si, não quer dividir nada com ninguém.
Já o Self é nosso bem maior o contrário completo do ego, a essência, o DNA que Deus nos repassou, nossa centelha divina, nosso Eu Sou verdadeiro, ele é o amor incondicional de Deus, por que ele não se sobressai? essa é uma resposta individual, por que ficamos chateados quando alguém consegue algo e apenas não pensamos nos alegramos pela vitória da pessoa (pequena dica de reflexão). O Selfie é amor, compaixão, não julga, torce por tudo e todos.
Mas cabe ao nosso livre arbítrio deixar que o pensamento seja controlado pelo ego ou seja conduzido pelo Selfie. 
Essa decisão sempre será nossa, 


Nenhum comentário:

Postar um comentário